sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carros Telecomandados



Elétricos ou combustão?

O cheiro a gasolina dos carros a combustão foi a causa de muitas horas de diversão há alguns anos atrás. Os carros elétricos eram considerados mais fracos, menos eficientes e com baterias que duravam pouco mais de 5 minutos. Assim, os carros elétricos eram os brinquedos, de menor custo, e os de gasolina eram os topos de gama.
Atualmente verifica-se um fenómeno quase que oposto. Os elétricos são mais caros que os carros a combustão (modelos idênticos) e fazem performances tão boas ou melhores.
Os carros a combustível precisam de uma maior manutenção, como por exemplo: não deixar gasolina no depósito, colocar um óleo de hibernação se vai parar algum tempo o carro, óleo do filtro para a sujidade não entrar no motor, afinar sempre que mudar de gasolina, entre outros. Com um carro elétrico apenas precisa de mudar as baterias de dois em dois anos (tempo médio de vida de uma bateria, podendo variar). Outra vantagem é o barulho. Com um carro a combustão deve usá-lo longe de zonas habitacionais. Em contrapartida, durante a noite, pode conduzir um carro elétrico porque é silencioso.
Quando compra um carro elétrico deve investir em duas coisas: um bom carregador e pack de baterias. São as baterias que vão permitir divertir-se com o carro. A voltagem deve ser a indicada pelo fornecedor, mas a amperagem pode ser alterada e, quanto maior, mais tempo lhe vai durar. Pode conseguir, com boas baterias, 20 a 30 minutos.
Se pensa em comprar um carro novo e está indeciso entre um carro elétrico ou um de combustão, deve ponderar os prós e os contras de cada um. Uma grande vantagem do carro de combustão, que o elétrico nunca poderá superar, é que enquanto tiver gasolina pode andar. No entanto, isto é um pouco utópico, pois os vários materiais do carro começam a aquecer se não parar um pouco para arrefecer, arrisca-se a queimar alguma peça. Quando se tem crianças, sem dúvida que se aconselha um elétrico por todas as razões que já referi e também porque não implica o manuseio de produtos inflamáveis.
O mais importante de um carro é ter peças e a sua resistência. Não se deixe seduzir pelo preço que muitas vezes pode ser enganador se a loja a quem compra não lhe garantir assistência e peças para substituir no seu modelo.
Outra questão muito importante é que um carro a combustão, assim como o nosso, precisa que o motor seja rodado quando o adquire e que seja afinado. Este passo é fundamental para a vida do motor e se não for feito por um técnico especializado pode acontecer o motor partir. Ao contrário do que se possa pensar, isto acontece muitas vezes por uma má rodagem e não defeito de fabrico. Se tentar fazer a rodagem sozinho ao seu carro e o motor partir-se arrisca-se a que a garantia não cubra o estrago. O mais seguro, de forma a proteger-se, é efetuar a rodagem numa loja de modelismo, pois estas têm um seguro e caso o motor parta é-lhe dado um novo. Portanto, para não existir problemas de garantia, leve sempre o seu modelo à loja onde comprou e nunca o passe para as mãos de terceiros que dizem perceber do assunto, pois um carro que já foi “mexido” não tem garantia.
Nunca se deve esquecer que os carros elétricos não podem apanhar água. Só a marca americana Traxxas é que tem alguns modelos resistentes a esta.
No que diz respeito a valores, estes são muito variáveis, mas não pense gastar menos de €200. Um topo de gama eléctrico encontra a €700, como é o caso do Summit e do E-Revo Brushless, que podem atingir velocidades acima de 100km/h. Se pensa em adquirir um carro a combustão, consegue comprar bons carros a menos de €500, como é o caso do Inferno Neo ou do DBX da Kyosho, que atingem velocidades entre 80 e 90km/h.
Uma boa forma de escolher um carro é ver alguns vídeos no youtube. Por vezes os vídeos de apresentação das próprias marcas podem iludir um pouco e por isso ver filmes caseiros e opiniões na internet, assim como informar-se nas lojas, é a melhor forma de comprar o carro certo para si.
Este pode ser um hobby muito interessante e se aprender a mecânica pode montar ou melhorar carros. Existe pistas que pode utilizar e não é muito difícil começar a entrar em provas de radiomodelismo. Informação é poder, por isso informe-se e compre um carro telecomandado que o divirta.

Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.


Texto e fotografia de Pandora Guimarães

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Feira de Nuremberg 2011 - O sucesso da maior feira de brinquedos do mundo

Este mês é sem dúvida o mais indicado para criar um blog sobre modelismo, sendo que nesta altura decorre todos os anos a maior feira de brinquedos do mundo.
Foi no passado dia 3 de Fevereiro que as portas do centro de eventos de Nuremberg, na Alemanha, abriram. Por estas portas passaram 76 mil visitantes de todo o mundo, representando 115 países. Esta é a feira internacional mais importante do setor de brinquedos, hobbys e lazer. Contando com uma área de 160 mil metros quadrados, 2600 stands de 64 países estiveram presentes durante cinco dias.



Mapa da Feira do Brinquedo de Nuremberg, 2011
 
   Segundo os dados emitidos pela feira, 2500 jornalistas estiveram presentes para cobrir o acontecimento. Na verdade, embora as novidades estejam ao alcance dos visitantes, só ao longo deste ano os portugueses saberão aquilo que vai realmente chegar a Portugal. É nesta feira que são apresentadas as últimas novidades dos fabricantes e permite, devido à sua grande e variada oferta, criar uma plataforma de comunicação e de negócios ideais para fornecedores e comerciantes de todo o mundo, sendo esse o principal impulsionador da análise de mercados e do desenho estratégico e empresarial anual. Um milhão de produtos foram apresentados durante estes dias, em que 70 mil eram novidades.
Uma boa forma de demonstrar a grandiosidade desta feira é referir que esta totaliza um percurso de 60 quilómetros, havendo autocarros no interior que ligam todos os pavilhões. Assim, os visitantes podem escolher as zonas de maior interesse e permite muitas vezes que alguns não cheguem atrasados a reuniões.
 Os ferromodelistas ficarão satisfeitos por saber que a MARKLIN, após vários anos conturbados (insolvência), conseguiu obter 40 milhões de lucro o ano passado e garantir assim a sua presença no mercado e prolongar os seus 150 anos de existência.
   A nova série Airium da Kyosho deverá proporcionar muitas horas de diversão aos aeromodelistas. São aviões elétricos para voo exterior e que reproduzem modelos como o Piper Cub, Cessna 182, Spitfire e Messerschmitt.
   Outro avanço interessante da tecnologia é a  maior presença de robótica na feira. A conhecida empresa Lego tem investido numa linha de brinquedos para adultos que se baseiam não só na construção complexa de modelos, mas também no seu controlo através de um rádio. Os radiomodelistas poderão explorar esta nova vertente  que infelizmente ainda não chegou a Portugal, ou manterem-se fiéis às novidades das grandes marcas de referências nesta área, como é o caso da Kyosho e da Traxxas.
   O modelismo é um hobby direcionado para os adultos, mas que muitas vezes seduz as crianças. Pode ser um fator de aproximação entre pais e filhos que alegremente fazem corridas com carros telecomandados numa pista, montam um layout para o comboio digital que está há 50 anos na família ou vão passar um dia nos Jardins da Parede e comandam um barco à vela juntamente com outros modelistas.
   São estas as razões que fazem a feira do brinquedo de Nuremberg, já há mais de 60 anos,  não só a maior do mundo, mas também a melhor e que permite esta aproximação entre pais e filhos que finalmente podem brincar e aprender juntos.

Poderá aceder ao site oficial da feira em: http://www.nurembergtoyfair.com/
Usufrua de algumas fotografias da feira, devidamente legendadas.

Entrada da Feira, 2011
Elétrico 28 de Lisboa, em madeira e metal da Occre e com possibilidade de motorizar. Encontra-se já à venda em Portugal, em kit, na escala 1:24. Fotografia de Carlos Guimarães

Maquete feita com os materiais da Noch que também pode encontrar à venda em Portugal.
Fotografia de Carlos Guimarães.



Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Pandora Guimarães