sábado, 19 de fevereiro de 2011

Feira de Nuremberg 2011 - O sucesso da maior feira de brinquedos do mundo

Este mês é sem dúvida o mais indicado para criar um blog sobre modelismo, sendo que nesta altura decorre todos os anos a maior feira de brinquedos do mundo.
Foi no passado dia 3 de Fevereiro que as portas do centro de eventos de Nuremberg, na Alemanha, abriram. Por estas portas passaram 76 mil visitantes de todo o mundo, representando 115 países. Esta é a feira internacional mais importante do setor de brinquedos, hobbys e lazer. Contando com uma área de 160 mil metros quadrados, 2600 stands de 64 países estiveram presentes durante cinco dias.



Mapa da Feira do Brinquedo de Nuremberg, 2011
 
   Segundo os dados emitidos pela feira, 2500 jornalistas estiveram presentes para cobrir o acontecimento. Na verdade, embora as novidades estejam ao alcance dos visitantes, só ao longo deste ano os portugueses saberão aquilo que vai realmente chegar a Portugal. É nesta feira que são apresentadas as últimas novidades dos fabricantes e permite, devido à sua grande e variada oferta, criar uma plataforma de comunicação e de negócios ideais para fornecedores e comerciantes de todo o mundo, sendo esse o principal impulsionador da análise de mercados e do desenho estratégico e empresarial anual. Um milhão de produtos foram apresentados durante estes dias, em que 70 mil eram novidades.
Uma boa forma de demonstrar a grandiosidade desta feira é referir que esta totaliza um percurso de 60 quilómetros, havendo autocarros no interior que ligam todos os pavilhões. Assim, os visitantes podem escolher as zonas de maior interesse e permite muitas vezes que alguns não cheguem atrasados a reuniões.
 Os ferromodelistas ficarão satisfeitos por saber que a MARKLIN, após vários anos conturbados (insolvência), conseguiu obter 40 milhões de lucro o ano passado e garantir assim a sua presença no mercado e prolongar os seus 150 anos de existência.
   A nova série Airium da Kyosho deverá proporcionar muitas horas de diversão aos aeromodelistas. São aviões elétricos para voo exterior e que reproduzem modelos como o Piper Cub, Cessna 182, Spitfire e Messerschmitt.
   Outro avanço interessante da tecnologia é a  maior presença de robótica na feira. A conhecida empresa Lego tem investido numa linha de brinquedos para adultos que se baseiam não só na construção complexa de modelos, mas também no seu controlo através de um rádio. Os radiomodelistas poderão explorar esta nova vertente  que infelizmente ainda não chegou a Portugal, ou manterem-se fiéis às novidades das grandes marcas de referências nesta área, como é o caso da Kyosho e da Traxxas.
   O modelismo é um hobby direcionado para os adultos, mas que muitas vezes seduz as crianças. Pode ser um fator de aproximação entre pais e filhos que alegremente fazem corridas com carros telecomandados numa pista, montam um layout para o comboio digital que está há 50 anos na família ou vão passar um dia nos Jardins da Parede e comandam um barco à vela juntamente com outros modelistas.
   São estas as razões que fazem a feira do brinquedo de Nuremberg, já há mais de 60 anos,  não só a maior do mundo, mas também a melhor e que permite esta aproximação entre pais e filhos que finalmente podem brincar e aprender juntos.

Poderá aceder ao site oficial da feira em: http://www.nurembergtoyfair.com/
Usufrua de algumas fotografias da feira, devidamente legendadas.

Entrada da Feira, 2011
Elétrico 28 de Lisboa, em madeira e metal da Occre e com possibilidade de motorizar. Encontra-se já à venda em Portugal, em kit, na escala 1:24. Fotografia de Carlos Guimarães

Maquete feita com os materiais da Noch que também pode encontrar à venda em Portugal.
Fotografia de Carlos Guimarães.



Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Pandora Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário